Serviços

IMG-20221126-WA0064-1

Serviços de Perfuração

A PERFURAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS É COMPOSTA POR:

  • Filtro: É o primeiro item a ser instalado durante a perfuração de poços artesianos, colocado por todo o caminho do lençol freático. Possui o formato de tubo perfurado, podendo ser de PVC rígido ou de aço galvanizado. Em média, 10 m3/h de água podem ser filtrados a cada metro por um filtro de 6 polegadas em seu diâmetro, mas essa quantidade pode variar dependendo do filtro;

  • Pré-filtro: É uma camada de areia especial, grossa e, no procedimento da perfuração de poços artesianos, é colocada pela extensão do poço, entre os tubos cegos e filtro, e a parede do solo;

  • Tubulação cega: Também pode ser de PVC rígido ou aço galvanizado, como o filtro, mas, neste caso, não possuem perfuração e são colocados no espaço do poço que fica em cima do lençol freático, de modo que precisam ser instalados acima da superfície, num limite de até 50 centímetros.

  • Bombas: Usadas apenas em poços semiartesianos, são aparelhos que retiram a água de dentro do poço para um reservatório. Este reservatório fica em um local acima. Neste processo, é possível usar dois tipos de bombas: as centrífugas, com injetores, ou as submersas. As centrífugas vão na parte externa do poço, com injetores conectados na ponta da tubulação. Já as bombas submersas, são instaladas dentro do poço, na água.

A perfuração de poços artesianos é feita com máquinas, as sondas perfuratrizes: rotativas, para perfurar sedimentos; percussoras, para atingir rochas e rotopneumáticas, as mais modernas, podendo perfurar em qualquer condição geológica.